quinta-feira, 7 de junho de 2018

A importância da pesquisa acadêmica

Este blog nasce com o intuito de publicizar a pesquisa de iniciação científica que estou realizando como bolsista PIBIC Capes/CNPq cota 2017/2018. Sou aluna do quinto período de Direito da UEPB, campus III, e junto a professora Rita Rocha estou pesquisando como ocorre o processo de inclusão escolar de alunos com autismo na cidade de Guarabira - PB. Vamos discutir e defender aqui os mais diversos direitos das pessoas com autismo. Começaremos pelo direito a educação. Entretanto, neste primeiro post vamos nos dedicar a explicar a importância da iniciação cientifica.

Mas o que é a iniciação cientifica?

A iniciação cientifica é uma proposta do CNPq para estimular a pesquisa cientifica pelos estudantes a fim de fomentar a produção de novos conhecimentos. Os editais para seleção dos projetos são organizados pelas Instituições de Ensino. O aluno pode ou não receber bolsa dependendo do programa em que está inscrito.

Os programas de iniciação cientifica no Ensino superior desenvolvidos pelo CNPq são:

  • PIBIC - Programa Institucional de bolsas de iniciação científica.
  • PIBIC- Af - Programa Institucional de bolsas de iniciação científica nas Ações Afirmativas.
  • PIBITI - Programa Institucional de bolsas de iniciação científica em desenvolvimento tecnologico e inovação científica.
  • PICME - Programa de iniciação científica e mestrado.


A importância da iniciação cientifica:

  • Permitir que aluno explore e pesquise com a orientação de um docente cria bases para uma formação humanística e cientifica do estudante;

  • Colaborar para que a instituição desenvolva uma cultura mais forte de ligação entre pesquisa e ensino;

  • Produzir novos conhecimentos a partir dos desafios propostos pelos estudantes;

  • Colaborar para o desenvolvimento do estudante enquanto futuro profissional.

Recentemente, apresentei o artigo "Projetos de iniciação científica como instrumentos de investigação sobre as pessoas com transtorno do espectro autista " no I  Congresso de autismo no Brasil, tersina - PI. Em breve disponibilizo arquivo em pdf pra vocês.


Ficou curioso? 
Leia mais em: http://cnpq.br/iniciacao-cientifica

Vamos pesquisar!!

Adélia Rosado

Nenhum comentário:

Postar um comentário